Tel.: +55 (11) 3668-6858 | E-mail: contato@geu.com.br

Notícias

Informações sobre Geomarketing
10 junho 2016

Cidades Inteligentes

Em 1950 havia 20 milhões de brasileiros vivendo nas cidades, menos de 40% da população total.

Em 2015 já são 174 milhões, equivalente a 86% do total.

Para 2050 projeta-se 223 milhões = 91% do total.

Para suportar toda essa concentração de gente as cidades precisam ser inteligentes.

E o ponto de partida para isso se chama conectividade.

Muita tecnologia e inovação são necessárias para manter as cidades funcionando.

Portanto, numa cidade inteligente, há de haver muita maturidade politica e administrativa, numa sincronização perfeita entre todos os atores, para atuação em conjunto.

Em Cingapura, por exemplo, um projeto da IBM é capaz de fazer previsões de congestionamentos, combinando sensores e dados históricos.

Na Coreia está sendo construído um novo distrito de nome Songdo, a 65 km de Seul, concebido, desde o projeto, como cidade inteligente. Quando pronto em 2016 terá custado US$ 35 bilhões. Um lugar onde o lixo de 65 mil habitantes é coletado em dutos pneumáticos e transportado automaticamente para reciclagem, e onde cada apartamento e cada empresa tem uma instalação de telepresença com tela plana.

Em São Francisco (CA) todas as vagas em estacionamentos públicos são monitoradas. A prefeitura sabe quantas estão livres e pode fazer o preço do estacionamento ficar mais caro ou mais barato, conforme haja menos ou mais vagas, ajudando assim a regular a quantidade de carros que vão para o centro da cidade. Com um aplicativo para smartphone é possível saber se há vagas na área para onde se está indo e quanto elas estão custando naquele momento. O resultado é mobilidade e qualidade de vida.

O “smart grid” é um sistema que liga em rede os medidores de luz, permitindo a leitura do consumo sem a visita de um funcionário e oferece aos consumidores vantagens como tarifas reduzidas em horários de baixa demanda de energia.

Os trens da Linha 4 do Metro de São Paulo já funcionam automaticamente, sem operadores.

Índices de criminalidade podem ser bastante reduzidos por uma combinação de recursos mais preparados e ferramentas de observação, que podem se antecipar aos crimes.

Leave a Reply

Fale com a Gente


Dúvidas

Ligue agora e fale com um de nossos especialistas

+55 11 3668-6858



Agende uma Apresentação

Venha conhecer tudo o que podemos fazer pela sua empresa.

Agendar Apresentação


Fale Conosco

Clique no botão abaixo e em breve entraremos em contato com você.

Entrar em contato