Tel.: +55 (11) 3668-6858 | E-mail: contato@geu.com.br

Notícias

Informações sobre Geomarketing
28 junho 2018

A MENTE PRODUTIVA

A chave para alcançar a mente produtiva é obter Segurança Psicológica

 

O que é?

 

Quando você:

1 – Está a vontade para expor opiniões

2 – Sem ser alvo de criticas

3 – Se sente livre de ameaças

4 – É informado sobre o que se espera de você

5 – Está confortável em pedir ajuda

6 – Existe clareza na comunicação de metas e decisões

 

Sugestões:

1 – Manter contato visual nas conversas

2 – Evitar buscar culpados para os problemas

3 – Focar nas soluções

4 – Comer bem

5 – Dormir bem

 

Inconscientemente, estamos o tempo todo buscando recompensas e tentando nos proteger de ameaças.

Um episódio que provoque a sensação de insegurança, inunda o corpo com hormônios do estresse, interferindo no funcionamento da parte do cérebro, o córtex, responsável pela atenção e pelo raciocínio.

As recompensas desencadeiam a produção de dopamina, neurotransmissor ligado a foco, memória, entusiasmo e inclinação para assumir riscos.

O hormônio ocitocina é a base das relações de confiança. Esse hormônio advém da sensação de confiança entre as pessoas. Esse hormônio torna as pessoas mais empáticas, colaborativas e predispostas a compartilhar e a ajudar os outros. As mulheres naturalmente produzem mais ocitocina, aumentando sua capacidade de ler as emoções ao redor com mais facilidade. De outro lado, o aumento da testosterona torna as pessoas mais egoístas e menos capazes de ler as emoções alheias. O corticol – hormônio liberado em situações de estresse – inibe a produção de ocitocina.

O comportamento molda a biologia.

A mentalidade de crescimento, em oposição a mentalidade fixa, desenvolve a plasticidade do cérebro. Essa plasticidade gera saúde mental. Para desenvolver a mentalidade de crescimento deve-se acreditar que tudo pode ser aprendido com esforço e determinação.

Comunicação violenta é uma armadilha que provoca o desenvolvimento de estresse, que se prolongado, leva a depressão. Exemplos de comunicação violenta: falar sem ouvir; reagir quando irritado; atitudes defensivas.

Comunicação empática é o oposto. Por exemplo, estimular a melhoria continua.

A meditação provoca mudanças estruturais no cérebro com a prática contínua. Meditar cerca de meia hora diariamente durante pelo menos oito semanas promove o aumento da densidade do hipocampo, área do cérebro relacionada à memória e ao aprendizado. A meditação é o melhor antídoto contra o presenteísmo – quando o corpo está presente, mas a mente está em outro lugar. Os indivíduos que mantêm atenção total no momento presente têm maior satisfação pela vida.

Conceito de flow (fluxo) é aquele estado em que não se percebe o tempo passar e as ideias fluem livremente. A entrada nesse canal de consciência acontece quando a pessoa tem as habilidades necessárias para cumprir uma tarefa cujo desafio não é tão grande a ponto de causar ansiedade nem tão baixo que gere tédio ou apatia. É possível ter o flow em toda situação da qual se gosta de estar. Durante o flow há alteração na frequência das ondas cerebrais e aumento da circulação de moléculas como endorfina e serotonina. A combinação melhora o foco, a criatividade e a conexão entre as pessoas. Para chegar ao estado de fluxo, é preciso de 60 a 180 minutos sem interrupções.

Para que o cérebro possa funcionar em sua melhor potencia é preciso ter um sono de qualidade, hidratação do corpo (agua), oxigenação (atividade física) e consumir bons alimentos.

A simplificação também é uma arma para preservar a energia do cérebro. Manter a atenção no momento presente, reduzir as opções de escolha e ter uma rotina fixa nas primeiras horas do dia, ao acordar.

Pessoas com ampla e ativa rede de contatos têm um volume maior na parte do cérebro associada à aprendizagem com conteúdo emocional.

Pessoas que enxergam um significado para a própria vida têm menor probabilidade (50%) de desenvolver doenças degenerativas e menor risco (30%) de comprometimento cognitivo.

 

 

 

Milton Fontoura

Junho/2018

Leave a Reply

Fale com a Gente


Dúvidas

Ligue agora e fale com um de nossos especialistas

+55 11 3668-6858



Agende uma Apresentação

Venha conhecer tudo o que podemos fazer pela sua empresa.

Agendar Apresentação


Fale Conosco

Clique no botão abaixo e em breve entraremos em contato com você.

Entrar em contato